Do vale-tudo ao UFC
Com vídeos em http://www.passionforideas.com.br/passionforideas/?p=4092Como um pão com creme torna-se o desejado "sonho"? Qual é a real diferença das pastas dentais? E dos televisores, microondas, carros de uma mesma categoria, secadores de cabelo e shampoos?
É a experiencia da marca.
Em um universo commoditizado onde a qualidade é status quo do mercado, a diferenciação acontece na construção do branding. Os produtos estão muito parecidos, assim a sua aceitação por seu público-alvo depende do algo a mais. Criar essa atmosfera da marca é para poucos – fazer-se inesquecivel, imprescindivel e necessário demanda tempo, coerência e contato. Ser único, ser preferido é alimentar-se de valores intangiveis que apenas benefícios intrinsecos não conseguem ter alma para responder.
E quanto a mudar uma imagem negativa? Como faz?
Quem pode responder muito bem a essa pergunta é o staff dirigente do UFC que transformou o famoso vale-tudo em MMA, um esporte que hoje no brasil tem a pretenção de ser o segundo mais querido.
Tudo começou organizando a casa, fazendo do jeito que os americanos gostam de fazer – criar um produto, um espetáculo, uma experiência toda controlada (Disney?). Depois, humanizaram as regras para tornar o evento mais plástico e, como nos video-games, transformaram os lutadores em personagens dando a eles a possibilidade de expôr e orientar a sua personalidade para o grande público. Alguns são amados hoje (!). A esse dado momento boas marcas quiseram se conectar com esse grande produto para pegar um pouco dessa atmosfera para... ( continua com vídeos em http://www.passionforideas.com.br/passionforideas/?p=4092 )
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